Óleo do Kalahari: conheça os benefícios que ele traz para a pele.

Postado porTalmo Lima em

O óleo de semente do melão Kalahari, ou simplesmente Óleo de Kalahari, é um
óleo potente, plural e polivalente. Talvez você nunca tenha escutado falar sobre ele, mas acredite, esse ativo tem recebido a atenção dos Pesquisadores da Indústria.
Cosmética devido às inúmeras propriedades benéficas para a pele e também pela sua história e cultivo, que é feito de maneira totalmente sustentável, tanto do ponto de vista ambiental como social. O óleo de Kalahari está presente em quase todos os produtos da Citrinne, principalmente na Linha de Hidratação.

 

Melão do Kalahari: a origem


Nativo do deserto do Kalahari, em uma área de cerca de 900 mil km² que se
estende pelo sul da África, passando pelos países Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul, o Melão do Kalahari (Citrullus lanatus) é, na verdade, uma melancia selvagem, presente na região há milhares de anos. Durante séculos, o melão foi uma fonte crucial de água nos desertos do Kalahari e do Saara. Seu cultivo se espalhou há mais de 3 mil anos na África Mediterrânea, Oriente Médio e Ásia Ocidental. As propriedades terapêuticas do óleo extraído de suas sementes já eram conhecidas pelos antigos Egípcios, que usavam este óleo para cuidados com a pele, preparo de sabões e emplastros.
Por ser incrivelmente resistente à seca, foi considerado uma erva daninha e
deixado de lado por décadas. Após sul da África ter sido impactado por uma terrível seca no século passado, grande parte dos agricultores da região decretaram falência e perderam suas terras, o que provocou uma crise social e econômica enorme. Na  província de North West, na África do Sul, um grupo de pessoas decidiu investir no que brincam ser o “tesouro da África” e investigar as propriedades do óleo de Kalahari mais a fundo. A surpresa é que descobriram que este óleo é riquíssimo em vitamina E  natural e ácidos graxos essenciais, o que proporciona um sensorial incrivelmente sedoso e seco, e alto poder de nutrição cutânea. O mais incrível disso tudo: a produção do melão é totalmente sustentável, tanto do ponto de vista ecológico, econômico e social.

 

 

Benefícios


O óleo de melão Kalahari possui um incrível poder de hidratação e também
propriedades antioxidantes. Diferentemente de outros óleos vegetais, o óleo de
Kalahari é extremamente rico em vitamina E (tocoferol) e ácidos graxos essenciais (ácidos linoleico, oleico, palmítico, esteárico etc), o que confere excelente propriedades antioxidante, hidratante, bem como rejuvenescimento e reparo das células da pele. As demais propriedades ajudam a deixar a pele rejuvenescida e luminosa. E é nessa matéria-prima que estamos falando que é encontrado 70% de ácidos graxos essenciais nobres e 2.800 mg/kg de vitamina E natural, concentrações que são duas e cinco vezes maiores no famoso óleo de Argan, respectivamente.
Para entender esses benefícios, é importante explicar alguns pontos. Esses
ácidos graxos essenciais nobres são responsáveis pela revitalização através de sua função de hidratação e antioxidação, mantendo a pele suave e melhorando a elasticidade dérmica.
Já a vitamina E (tocoferol) é bem conhecida por suas propriedades contra o
envelhecimento. Sua força antioxidante combate os radicais livres diretamente,
reduzindo as rugas e linhas de expressão, mantendo a pele jovem e saudável por muito mais tempo. Esse ativo ainda contribui para a redução da produção da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno, responsável pela firmeza e
elasticidade da pele ao longo da vida. A vitamina E natural ajuda a proteger a pele contra as toxinas da poluição e dos efeitos que o frio ou calor excessivos podem causar à pele. Ela ajuda a hidratar peles extremamente ressecadas, deixando-as mais suaves e sedosas, sendo uma ótima aliada para quem sofre de ressecamento
dérmico.

A Citrinne utiliza óleo de Kalahari orgânico extraído a frio de maneira
totalmente sustentável. Para um resultado ainda melhor, a Citrinne tem em seus
produtos da linha Hidratação uma combinação poderosa entre óleo de Kalahari e Manteiga de Karité, que melhora tanto o aspecto da pele ressecada, quanto das rugas e linhas de expressão, aumentando a firmeza da pele e proporcionam benefícios ainda maiores.
Depois de tantas informações e benefícios, que tal conhecer o nosso
Hidratante Facial Citrinne? Ele possui uma fórmula enriquecida com ácido
hialurônico, blend de vitaminas e niacinamida, que promove hidratação profunda, aumentando a síntese de colágeno da pele. Para um momento ainda mais completo na sua rotina de skincare, experimente também nosso Serúm Concentrado Facial Citrinne. Os resultados dessa união são: hidratação intensa, preenchimento de linhas de expressão e moderação da oleosidade da pele. Temos também o Balm Labial, que deixa os lábios protegidos das agressões externas como vento, sol e frio, mantendo-os hidratados por muito mais tempo.
Para o corpo, temos o Creme hidratante corporal que promove hidratação
intensa, revitalizando e nutrindo a pele ao longo do dia, sem deixar aspecto pegajoso, e o Creme Hidratante para as mãos, que nutri e hidrata profundamente as mãos e cutículas, deixando-as suaves sem aquela sensação de pegajosidade, além de possui um tamanho compacto e prático para levar sempre com você!

Importante lembrar que consultar um dermatologista periodicamente é sempre a opção mais correta e saudável para cuidar da sua pele e deixá-la mais feliz!

Artigos e referências usados para este texto:

The topical efficacy and safety of Citrullus lanatus seed oil: A short-term clinical assessment

African Origin Oils

Postagem seguinte →